Igreja de S J Batista, Moringa, Saúde, curiosidades.








Entrevista de Ildeano ao Jornal Alto da Serra                                                                   Outubro 2010


1 – QUAL A RELAÇÃO QUE HÁ ENTRE A DATA DE FUNDAÇÃO DO DISTRITO DE MORRO DO FERRO E A CRIAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA?

A relação entre Paróquia e Distrito é muito grande, pois no passado eram as pessoas da igreja que administravam o lugar, ou seja, faziam as vezes do legislativo e Executivo. As reuniões e as acirradas disputas das eleições eram organizadas e acampadas dentro do templo sagrado. Outro fato que marca a presença da igreja católica em nosso meio, diz respeito ao nome do lugar ser o mesmo do patrono, que infelizmente foi perdido por decreto, em dezembro de 1943, contrariando os apelos dos habitantes da época. Ainda assim, ostentamos, orgulhosamente, o título de “Batistanos”.

2 – FALE UM POUCO SOBRE AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE NOSSA MATRIZ?

Assim como na maioria dos municípios, não foi diferente também por aqui, no que se refere ao surgimento de nossa comunidade. Tudo iniciou com um aglomerado de casas e consequentemente o levantamento do primeiro marco da existência de uma civilização, o primeiro símbolo religioso, o Cruzeiro, fincado em frente a atual matriz, no início de 1700.
Os primeiros nomes de cidadãos que marcaram para sempre sua existência neste lugar foram os dois fazendeiros: Bartolomeu da Silveira Machado e José Muniz Falcão, idealizadores da pequena Capela de pau-a-pique coberta por capim sapé, benta pelo Capelão João da Silva Tavares, em 24 de janeiro de 1765, autorizada como “Ermida Particular”.
Então, em 22 de setembro de 1781, o templo torna-se “Capela Pública”, e assim passou a pertencer à Freguesia de Santo Antônio da Vila de São José del-Rei, igreja de São José, em Tiradentes, Comarca do Rio das Mortes. Em 1825 as paredes da capela já eram de pedra sobre pedra, calafetadas com barro.
O aumento populacional ao redor da casa do padroeiro São João Batista, fez com que uma resolução da Câmara Municipal de Oliveira, de 30 de novembro de 1842 elevasse o vilarejo à condição de Distrito. A categoria de paróquia (freguesia) ocorreu em 22 de setembro de 1871, graças à doação de 500 alqueires de terras no seu entorno, feita por José Francisco Gonçalves.
Porém, em 1888 a capela foi demolida e usando as mesmas pedras, foi novamente edificada, acrescentado mais 6 metros nos fundos, incluindo também a construção de um ossuário.
Em 1943, a igreja passa por total reforma. Coberta por telha francesa, assoalho de peroba rosa, janelas com venezianas e vidros japonês, e no fundo, a construção de um belíssimo altar, com suas quatro colunas de alvenaria, cuja pintura imitava mármore, o forro era de pinho do Paraná, com pintura a óleo, em verde e três losangos amarelos. Ergue-se uma torre de 24 metros e instalam o sino Simão.
 Esta obra foi concluída na sexta-feira de 27 de agosto de 1943 e teve início a Festa de Junho deste ano, pela primeira vez na história (que se tem registro), fora da época. Enquanto padre Francisco Elói de Oliveira aspergia toda a igreja com água benta, o vigário José Duque recitava em alta voz o Salmo “Miserere”. A noite houve uma grande manifestação em homenagem à comissão, discursando o médico Dr. José Antenor de Castro da vizinha cidade de Passa Tempo.
Em 1982, o teto foi coberto pela laje, apoiada sobre barras de ferro e piso de cerâmica. As janelas e portas, que eram de madeira foram substituídas por outras de metal. Mas a marca negativa desta reforma foi a destruição do altar mor e a retirada dos altares laterais. Outras reformas vieram, mas, o marco maior está ocorrendo neste ano.

3 – SOBRE A EVOLUÇÃO (REFORMA) DE NOSSA PARÓQUIA, O QUE VOCÊ TEM A NOS ACRESCENTAR?

Todas as reformas pelas quais passou a nossa igreja foram importantes, embora algumas tenham sido agressivas com nossa história, sacrificando partes valiosas de nosso passado. No entanto, revelam o empenho, o trabalho e a dedicação de muitos em favor do fortalecimento e engrandecimento de nossa Paróquia.
Gostaria de parabenizar a administração paroquial pela atual restauração da matriz, que exigiu coragem, força e ousadia. Assim, vocês estão descobrindo a história de nossa terra, que fora empilhada sobre pedras. O templo vai ganhar aspecto de antigo, onde quem ali adentrar, sentirá a sensação de estar voltando a tempos não vividos. A ampliação do coro dará mais comodidade aos músicos de nossa lira e corais. A nova pintura ao fundo do altar, em harmonia com a iluminação especial, darão singular efeito visual ao belíssimo conjunto. Enfim, teremos, finalmente, uma casa digna de nosso Padroeiro.

4 – VOCÊ TEM CONHECIMENTO DE QUANTOS PADRES QUE JÁ PASSARAM POR NOSSA PARÓQUIA?

Foram 59 padres que tornaram-se vigários ou administradores de nossa paróquia, dentre eles cito o primeiro: Capelão João da Silva Tavares (1765) e o atual padre Jailson Salvador da Silva. Todos eles foram marcantes em nossa terra, positivamente ou negativamente. Digo negativamente quando demoliram as igrejas do Rosário e positivo, em pleno tempo moderno, retiram o reboco do templo, fazendo um retorno ao passado, que não conhecemos. Todos os vigários que aqui passaram e toda a história de nossa terra, estarão detalhados no documentário Memórias de um Povo – Morro do Ferro conta sua História.
ESCLARECIMENTOS: Venho por meio deste espaço, a mim gentilmente concedido, esclarecer: Os rumores de que eu esteja querendo impedir a queima das fogueiras nos festejos juninos, extensivos às comunidades rurais. Na verdade, o que proponho é apenas a substituição da lenha de mata nativa por eucalipto. Tomei essa iniciativa a fim de proteger o ciclo da biodiversidade. Não basta preocupar com a Amazônia e fechar os olhos ao nosso redor, e sim, agir, na prática, dando exemplo de que é possível seguir nossa tradição, sem sacrificar os bens naturais. Com a substituição da lenha de mata nativa por madeira de árvores de reflorestamento (eucalipto), nossa paróquia de São João Batista estará motivando todos a uma constante reflexão, quanto aos atos praticados no decorrer de nossa existência. Até hoje (2010), nenhuma área foi destinada à preservação ou recuperação, todas estão expostas à disfarçadas destruições e assim, vamos assistindo de camarote. Muito obrigado!!!

Maiores informações pelo e-mai: ildeanoss@gmail.com

Campanha da Moringa Pública. Uma árvore de origem indiana que possui alto teor de vitaminas.




As folhas de Moringa podem contribuir para acabar com a fome no mundo. Com efeito, as suas folhas são comestíveis e têm propriedades nutricionais fabulosas:
a) 7 vezes mais vitamina C do que as laranjas;
b) 4 vezes mais vitamina A do que as cenouras;
c) 4 vezes mais cálcio do que o leite;
d) 3 vezes mais potássio do que as bananas;
e) 2 vezes mais proteínas do que o iogurte.
Além de: mais Ferro que as lentilhas, carne e espinafre. É extremamente rica em Vitaminas B1, B2, B6, D e E. Possui também Magnésio, Manganês, Zinco, Cobre, Fósforo e Enxofre e antibióticos naturais.


Essa planta é indicada nos tratamentos de: prostatite, hipertensão, hepatite, fadiga crônica, efeitos colaterais causados pelo tratamento de câncer, má nutrição, irritação gastrointestinal, dermatoses, bronquites, inflamações das mucosas, reumatismo, tumores, artrites, lupos eritematoso, além de outras doenças autoimunes. Em algumas empresas de saneamento, utiliza-se essa planta para decantação da água. 

Nutrientes
% do Valor diário recomendado para crianças em 25gr do pó de Moringa
% do Valor diário recomendado para gestantes em 25gr do pó de Moringa
Proteína
42%
21%
Cálcio
125%
84%
Magnésio
61%
54%
Potássio
41%
22%
Ferro
71%
94%
Vitamina A
310%
162%
Vitamina C
22%
9%

“Cada 100 gramas de folhas de moringa possuem 23 mil unidades de vitamina A”, afirma Warwick Estevam Kerr, pesquisador e engenheiro agrônomo.
O teor vitamínico em cada 100 gramas excede a necessidade diária do ser humano, que é de 1.800 unidades. Por isso o professor Kerr recomenda que um copo cheio de folas comprimidas (que equivale a 100 gramas) seja consumido por cinco pessoas.


Nossos alimentos.


PERIGO À MESA – Em dezembro de 2011, a ANVISA divulgou a lista dos resultados da análise de agrotóxicos contidos nos alimentos. Foram 2488 amostras de diversos produtos da hortifruticulturas. Deste total, 28% (694) estiveram acima dos índices permitidos. Vejam os 5 campeões em agrotóxicos, (Fonte: Revista ECOLÓGICO 07/02/2012).

1º.                         Pimentão - 91,0%
2º.                         Morango - 64,3%
3º.                         Pepino - 57,4%
4º.                         Alface - 54,2%
5º.                         Cenoura - 49,6%




OS DEZ SUPER ALIMENTOS PARA SUA SAÚDE – A nutricionista e especialista em Medicina Natural, Michelle Schoffro Cook, lista os dez alimentos com alto valor nutricional que podem ser facilmente inseridos em qualquer dieta (fonte – REVISTA ECOLÓGICO, 13/08/2011):

1º.                         Alcachofras
2º.                         Aspargos
3º.                         Couve-flor
4º.                         Dente-de-leão
5º.                         Alface
6º.                         Urtigas
7º.                         Alho poró
8º.                         Alho
9º.                         Ervilhas
10º.             Ruibarbo

OS DEZ PIORES ALIMENTOS PARA SUA SAÚDE (fonte – REVISTA ECOLÓGICO, 13/08/2011):

1º.                         Refrigerante deit
2º.                         Refrigerante
3º.                         Donuts (rosquinhas)
4º.                         Cachorro-quente
5º.                         Bacon
6º.                         Salgadinhos de batata
7º.                         Batatas fritas
8º.                         Pizza
9º.                         Salgadinho de milho
10º.                Sorvete

Nenhum comentário: